O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), realizou, na quarta-feira, 29, o I Concurso Jovem Sustentável. A iniciativa teve como propósito estimular a criação de soluções inovadoras e sustentáveis alinhadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
A ação, executada pela CEPPJ (Coordenação Estadual de Políticas Públicas para a Juventude), busca inspirar e capacitar jovens para atuarem como agentes de transformação rumo a um futuro mais justo e sustentável.
Durante o evento foram apresentados quatro projetos inovadores que evidenciaram a sustentabilidade como caminho para transformar realidades. A estudante e artesã indígena Milena Makuxi conquistou o primeiro lugar com um projeto que fortalece a economia e a autonomia das comunidades por meio do artesanato.
O segundo lugar ficou com o estudante João Vitor Artimandes, que apresentou o Wide Post — uma solução de baixo custo para geração autônoma de energia eólica em áreas indígenas.
Jovens Embaixadores recebem certificação.
Também ocorreu a certificação de 50 jovens como Embaixadores ODS. Eles atuarão como representantes oficiais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no estado, promovendo ações de sustentabilidade nas comunidades locais.
De acordo com o coordenador da Juventude, Rafael Nogueira, o I Concurso Jovem Sustentável destacou o protagonismo dos jovens roraimenses na promoção dos ODS.
“Quatro propostas criativas concebidas por talentos locais foram apresentadas, demonstrando na prática que a sustentabilidade é uma via para transformar realidades. O evento também celebrou a certificação dos Jovens Embaixadores ODS, um programa pioneiro que selecionou 50 jovens em todo o estado — que vai além de agregar experiência ao currículo; representa uma mudança de vida, pois eles serão multiplicadores dos ODS, levando conhecimento e iniciativas às comunidades”, afirmou.
A secretária Tânia Soares ressaltou que o Concurso Jovem Sustentável e a certificação dos Embaixadores ODS são iniciativas fundamentais para Roraima.
“Estamos investindo diretamente na visão de futuro do estado, capacitando jovens para que sejam a força por trás de soluções reais e sustentáveis. Dessa forma, o desenvolvimento de Roraima será construído com inovação, autonomia e respeito”, concluiu.




