Na manhã de terça-feira, dia 30, lideranças indígenas reuniram-se com representantes da Seed (Secretaria de Educação e Desportos) e do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para tratar da construção e da reforma de escolas indígenas em Roraima.
O encontro, solicitado pelo CIRR (Conselho Indígena de Roraima) e por outras entidades representativas, contou com a participação da OPIRR (Organização dos Professores Indígenas de Roraima), da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), do Movimento de Mulheres Indígenas, além de gestores escolares, tuxauas e técnicos do FNDE. Também estiveram presentes Geziene Albernaz, gerente de projetos do FNDE, e o secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad.
A reunião teve como objetivo solicitar ao FNDE informações sobre as reformas e construções de prédios escolares indígenas, aproveitando a visita da equipe técnica do Fundo ao Estado no âmbito do Projeto “Fnde Chegando Junto”, iniciativa que oferece assistência técnica a gestores públicos estaduais e municipais sobre programas federais.
O secretário da Seed, Mikael Cury-Rad, ressaltou que a reunião, pedida pelo CIRR em conjunto com outras organizações e lideranças, teve o propósito de aprimorar a educação indígena. Segundo ele, foram apresentados os recursos — de emendas de ex-deputados e do próprio FNDE — e as escolas que serão revitalizadas, reformadas ou construídas com verbas do Fundo: são 22 no estado de Roraima. Trata-se do segundo estado com maior número de escolas indígenas a serem erguidas pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado.
Roraima tem 22 projetos de reformas aprovados pelo FNDE
Em nível nacional, o FNDE aprovou 165 projetos voltados à reforma, ampliação e construção de prédios escolares. Roraima foi beneficiado com 22 desses projetos, que somam R$ 8,3 milhões em investimentos, provenientes de emendas da ex-deputada federal Joênia Wapichana e da contrapartida do Governo do Estado.
Geziene Albernaz, gerente de projetos do FNDE, explicou que se trata de uma emenda antiga que ficou paralisada por gestões anteriores. Com a atual gestão do secretário Mikael e o empenho da presidente Fernanda, no FNDE, o trabalho está focado em atender às necessidades das comunidades indígenas. “Queremos aprovar o máximo possível dessas obras para que, no próximo ano, possamos iniciar os serviços e entregar os benefícios à comunidade”, afirmou.
Escolas Estaduais Indígenas contempladas com reformas pelo FNDE:
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N° |
Escola |
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01 |
Escola Estadual Indígena Índio Dionísio Figueiredo (BV Rural) |
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02 |
Escola Estadual Indígena José Alamano (Uiramutã) |
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03 |
Escola Estadual Indígena Tuxaua Otavio Manduca (Bonfim) |
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04 |
Escola Estadual Indígena Sinzenando Diniz (Cantá) |
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05 |
Escola Estadual Indígena Luiz Cadete (Cantá) |
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06 |
Escola Estadual Indígena Adolfo Ramiro Levi (BV Rural) |
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07 |
Escola Estadual Indígena Nossa Senhora da Consolata (Bonfim) |
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08 |
Escola Estadual Indígena Santa Terezinha (Uiramutã) |
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09 |
Escola Estadual Indígena Índio Marcolino (Normandia) |
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10 |
Escola Estadual Indígena Presidente Getúlio Vargas (Alto Alegre) |
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11 |
Escola Estadual Indígena Agrícola Pacheco (Amajari) |
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12 |
Escola Estadual Indígena Marechal Candido Rondon (Alto Alegre) |
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13 |
Escola Estadual Indígena Ednilson Lima Cavalcante (Cantá) |
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14 |
Escola Estadual Indígena Rosa Nascimento (BV Rural) |
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15 |
Escola Estadual Indígena Olegário Mariano (Bonfim) |
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16 |
Escola Estadual Indígena Romel Crispim (Amajari) |
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17 |
Escola Estadual Indígena Antonio Dias de Souza Cruz (Alto Alegre) |
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18 |
Escola Estadual Indígena Arnaldo Ambrósio (Bonfim) |
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19 |
Escola Estadual Indígena Machado de Assis (Alto Alegre) |
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20 |
Escola Estadual Indígena João Custódio Peres (Amajari) |
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21 |
Escola Estadual Indígena Antônio Domingos Malaquias (Cantá) |
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22 |
Escola Estadual Indígena Tuxaua Silvestre Messias (Cantá) |




