A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por intermédio do IIOC (Instituto de Identificação Odílio Cruz), concluiu nesta sexta-feira, dia 10, sua participação na ação itinerante promovida pela Defensoria Pública do Estado, oferecendo atendimento gratuito e promovendo cidadania entre moradores de comunidades do sul de Roraima.
Ao longo de cinco dias de atividades, foram realizados mais de mil atendimentos para emissão da nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) nos povoados Vila Equador, Vila Nova Colina e na sede do município de Rorainópolis.
A iniciativa aproximou os serviços públicos da população, garantindo o direito a um dos principais documentos de acesso a políticas públicas, benefícios sociais e serviços essenciais.
De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Hênio Stânio de Lima Andrade, o trabalho do IIOC tem sido ampliado em todo o estado para assegurar que todos os cidadãos tenham acesso à nova CIN, documento que substitui o antigo RG e unifica a identificação em âmbito nacional.
“Estamos comprometidos em assegurar que todos tenham acesso à nova Carteira de Identidade Nacional. Esse mutirão em Rorainópolis reafirma o compromisso do Governo do Estado e da Polícia Civil, por meio do Instituto de Identificação, com a inclusão e a cidadania. Superamos a marca de mil emissões em poucos dias, graças ao empenho das equipes e à parceria com a Defensoria Pública”, destacou Hênio Andrade.
Além do mutirão, o diretor informou uma medida importante para dar continuidade ao atendimento na região. A partir de segunda-feira, dia 13, o Núcleo de Perícia Forense – Regional Sul, onde funciona a unidade do Instituto de Identificação, passará a atender em dois turnos, ampliando a capacidade de emissão da nova CIN.
“Com o atendimento em dois períodos, o cidadão poderá agendar seu atendimento de forma prática e ser atendido tanto pela manhã quanto à tarde. O agendamento é feito com segurança e comodidade no site da Polícia Civil [policiacivil.rr.gov.br], garantindo um serviço mais ágil e acessível”, explicou.
O diretor ressaltou ainda que a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional representa avanço na modernização dos serviços públicos e na valorização da dignidade do cidadão roraimense, especialmente para as comunidades mais distantes dos centros urbanos.
DOCUMENTOS QUE PODEM SER INCLUÍDOS NA CIN
Na nova Carteira de Identidade Nacional, o titular pode incluir:
Certidão de Nascimento ou de Casamento, Documento Nacional de Identificação, Carteira de Trabalho, NIT (Número de Identificação do Trabalhador), PIS/PASEP/NIS, Cartão Nacional do SUS, Título de Eleitor, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Certificado Militar, Carteira Profissional (conselhos e órgãos de classe), tipo sanguíneo e fator Rh, nome social (mediante requerimento escrito e assinado), condição de doador de órgãos e informações sobre condições específicas de saúde.