Visando reduzir os impactos da estiagem e garantir a continuidade do abastecimento, o Governo de Roraima vem executando ações estratégicas, entre elas a perfuração de novos poços artesianos em diferentes bairros de Boa Vista.
Nos bairros Jardim Floresta e Treze de Setembro, a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) perfurou dois poços que aguardam apenas a ligação elétrica pela Roraima Energia para entrarem em operação.
No Jardim Floresta, o poço apresenta vazão de 70 m³ por hora, o que deverá ampliar de forma significativa o fornecimento de água na localidade.
No bairro Treze de Setembro, a perfuração foi motivada pelo crescimento populacional decorrente do fluxo migratório. O poço nessa área tem vazão de 40 m³ por hora e proporcionará maior estabilidade no abastecimento assim que o sistema elétrico for conectado.
Conforme explicou o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, o Governo de Roraima tem atuado de maneira preventiva e estratégica para mitigar os efeitos da estiagem.
“A perfuração de poços é uma das medidas que garantem o abastecimento nos bairros mais afetados nesta época do ano. Esses investimentos trazem mais segurança hídrica para milhares de famílias e reafirmam o compromisso do Governo em assegurar água de qualidade a todos diante dos desafios climáticos”, declarou.
Efeitos da seca
O presidente da Caer reforçou que a estiagem que atinge o estado impacta diretamente os lençóis freáticos e, consequentemente, a produtividade dos poços artesianos.
“Além disso, o nível do Rio Branco segue preocupante. Nesta segunda-feira [29], a régua do rio marcou 1,84 metros, valor ainda abaixo do ideal. No mesmo período do ano passado [2024], o nível era de 1,53 metros, uma diferença pequena, mas que demonstra a intensidade e a persistência da estiagem”, afirmou.
Um reforço importante foi realizado no bairro Caimbé, onde um novo poço artesiano foi concluído e já está em funcionamento, com vazão de 50 m³ por hora. Assim, o bairro Caimbé e regiões vizinhas passam a contar com dois poços ativos, aumentando a segurança hídrica da população local.
A Caer também iniciou, no dia 25 de setembro, a perfuração de um novo poço no bairro Raiar do Sol, nas dependências da Escola Militarizada Rittler de Lucena, com previsão de conclusão até o dia 3 de outubro, para atender áreas de baixa pressão e beneficiar moradores do Raiar do Sol e do bairro Bela Vista. Este será o sexto poço a ser perfurado para a região.
Para os bairros Jardim Tropical e Olímpico foi autorizada a perfuração de mais um poço para atender a demanda da população.
“Esse é o nosso compromisso com a população roraimense: atuar de forma contínua para assegurar o fornecimento de água, mesmo diante dos desafios impostos pelo clima e pelas condições naturais”, pontuou James Serrador.
Caixas d’água
Serrador destacou ainda que a Caer tem envidado todos os esforços para manter o abastecimento de água na capital durante a estiagem, mas ressaltou a importância da colaboração da população.
É imprescindível que todas as residências disponham de caixas d’água instaladas conforme as normas técnicas, para garantir o armazenamento adequado e o pleno funcionamento do sistema de distribuição da cidade.
“As normas técnicas que orientam a instalação de caixas d’água nas residências são definidas principalmente pela ABNT [Associação Brasileira de Normas Técnicas]. A Norma nº 5626 de 2020 trata da instalação predial de água fria e orienta sobre a obrigatoriedade do reservatório domiciliar [caixa d’água], bem como sua capacidade e atendimento ao consumo. Com responsabilidade compartilhada, conseguiremos manter o abastecimento de forma mais eficiente para todos”, finalizou o presidente.