Pátio escolar celebra Semana do Bebê com brincadeiras sem telas

54809663878

Repleto de risos, cores e o clima alegre da infância, o pátio da Escola Municipal Áurea de Holanda Lima, no bairro Equatorial, virou um espaço de festa nesta quarta-feira, 24, ao integrar a programação da Semana do Bebê 2025. Com o tema “Infância Livre: o poder de brincar fora das telas”, as ações seguem até esta quinta-feira, 25, em cerca de 30 unidades de ensino, incluindo creches.

 

Apresentação dos alunos da Escola Municipal Áurea de Holanda sobre o “Setembro Amarelo”

 

Vestidas de amarelo, azul, vermelho e verde, as turmas fizeram uma apresentação encantadora. Pais e crianças aproveitaram brincadeiras como boliche, circuito de bolinhas e atividades de artesanato. O encontro também contou com a participação dos alunos das escolas Pequeno Polegar e Carlos Raimundo, que exibiram números de música e dança.

 

1758779743 852 patio escolar celebra semana do bebe com brincadeiras sem telas
Apresentação dos alunos da Escola Municipal Pequeno Polegar

1758779744 463 patio escolar celebra semana do bebe com brincadeiras sem telas
Bailarinas da Escola Municipal Carlos Raimundo arrasaram na performance

 

A Semana do Bebê integra a política da Primeira Infância e comemora o aniversário do programa Família Que Acolhe (FQA). A iniciativa é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), com a finalidade de orientar e apoiar pais e cuidadores, promovendo o desenvolvimento saudável e integral das crianças.

 

1758779744 404 patio escolar celebra semana do bebe com brincadeiras sem telas
“É profundamente significativo quando a criança se envolve com materiais lúdicos e naturais”, destaca Irlis

 

“Trata-se de uma ação intersetorial muito especial, pensada para nossas crianças. Convidamos as famílias a experimentarem, na prática, o valor de brincar longe das telas. Propusemos atividades sensoriais, de movimento e de imaginação para que todos redescubrissem a riqueza dessas trocas”, explicou a gerente de Educação Infantil da SMEC, Irlis Pereira.

Além disso, as atividades visam fortalecer os vínculos. “Quando a criança interage com materiais lúdicos e naturais isso tem grande significado, mas o principal é a família. É emocionante ver pais e avós reavivando as brincadeiras da própria infância”.

 

1758779744 34 patio escolar celebra semana do bebe com brincadeiras sem telas
“Ver tudo isso acontecendo, com tanta vida e alegria, é nossa maior recompensa”, disse Marciani sobre a programação especial

 

Sorridente, a gestora da escola, Marciani Sousa, falou sobre o carinho na organização do evento. “Conversamos com as famílias e, junto aos professores, preparamos apresentações que traduzissem um pouco da magia que vivenciamos aqui. Montamos salas temáticas com o objetivo de fortalecer a relação entre criança, família e escola. Ver essa cena acontecer, com tanta vida e alegria, é nossa maior recompensa”, afirmou.

 

1758779744 784 patio escolar celebra semana do bebe com brincadeiras sem telas
“Foi maravilhosa a empolgação, não só do meu filho, mas de todas as crianças”, conta Antônio

 

Antônio Gomes, pai do Arthur, disse que o dia virou uma lembrança especial para toda a família. “Na correria do cotidiano, acabamos perdendo momentos como este. Aqui pude ser apenas ‘pai’. A empolgação do meu filho e de todas as crianças foi maravilhosa. É uma energia que renova a esperança. Que tenhamos muitos outros eventos assim”.

 

1758779744 894 patio escolar celebra semana do bebe com brincadeiras sem telas
“É bom desligar o celular, esquecer as telas e lembrar que o melhor da vida está nessas risadas e nessas mãozinhas que nos puxam para brincar”, ressalta Elizabeth

 

Quem também se emocionou foi Elizabeth Romero, mãe da Isabel, especialmente ao ver a evolução da filha. Ela contou que conseguiu um dia de folga para participar e que a experiência foi marcante, um verdadeiro resgate da infância.

“Cada segundo valeu muito. Lembro que na primeira apresentação a Isabel chorou mais do que participou. Hoje ela dançou, se divertiu, e a alegria dela ao me ver presente não tem preço. É preciso desligar o celular, deixar as telas de lado e valorizar essas risadas e mãozinhas que nos chamam para brincar. Isso é, de fato, qualidade de vida”.

*Supervisionado por Shirleia Rios

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top