Profissões do futuro vão contratar 14 milhões de trabalhadores até 2027

avatar of alertaroraima
ypiv9vmuzwvuw53nq9rvco57

O avanço da tecnologia e da inovação tem impulsionado a demanda por profissionais qualificados em áreas como robótica, inteligência artificial, energias renováveis, automação, entre outras mais presentes nas atividades industriais. Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), até 2027, o mercado necessitará de 14 milhões de profissionais para suprir as exigências da chamada indústria 4.0.O estudo indica que a maior procura ocorrerá na região Sudeste, com 7 milhões de vagas, seguida pelo Sul com 3 milhões, Nordeste com 2 milhões, Centro-Oeste com 1 milhão e 200 mil e Norte, com uma previsão de 671 mil trabalhadores.

A escassez de mão de obra tende a gerar vagas com estabilidade e salários acima da média de mercado. A tendência de surgimento de novas profissões, alinhadas ao atual cenário de inovação, é global. Conforme o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025, divulgado em janeiro pelo Fórum Econômico Mundial, 170 milhões de novos empregos serão criados até 2030, impulsionados por fatores como inovação tecnológica, transição sustentável, mudanças demográficas, fragmentação geoeconômica e incertezas econômicas.Visando atender a essa demanda e fortalecer o setor industrial no Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) oferece diversas formações nas áreas com maior escassez. É o que explica o gerente de Educação Profissional e Superior do SENAI, Mateus Simões.“Precisamos formar um grande número de profissionais em setores que efetivamente têm demanda na indústria brasileira”, ressalta Simões. “No planejamento dessas ofertas, o SENAI avalia o comportamento do mercado, as principais profissões requisitadas pela indústria e então realiza a oferta para diversos setores em todo o país.”Dentre as áreas de maior interesse estão tecnologia da informação e comunicação, alimentos e bebidas, construção civil, energia e, mais recentemente, cursos em inteligência artificial. “Especialmente sobre esse último tópico, desenvolvemos um programa robusto para formar líderes e profissionais capazes de aplicar a inteligência artificial nas indústrias de maneira segura, estratégica e que proporcione benefícios competitivos”, detalha o gerente.
 

Uma das iniciativas do SENAI é a plataforma Futuro.Digital, que disponibiliza cursos como IA & Data Science, Desenvolvimento Multiplataforma, entre outros no campo da tecnologia.

SENAI: Vagas disponíveis

O SENAI oferece mais de 84 mil vagas em cursos gratuitos e pagos, segundo o último levantamento quinzenal realizado pela Agência de Notícias da Indústria. A oferta inclui tanto cursos presenciais nas unidades do SENAI distribuídas pelo país quanto cursos oferecidos pela plataforma online Futuro.Digital.Do total, 9,9 mil vagas são disponibilizadas diretamente pelas escolas do SENAI em estados selecionados, enquanto a plataforma Futuro.Digital conta com 74,3 mil vagas em diferentes modalidades de ensino, que vão desde microcursos até pós-graduação e MBA.

]]>

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top