Embratur divulga no Amazontech Plano Brasis para impulsionar a promoção turística internacional de Roraima

avatar of alertaroraima
apresentacao do plano brasis no amazontech 2 1

O Governo de Roraima, em colaboração com a Embratur e o Sebrae, realizou na última sexta-feira, dia 5, o encontro para a apresentação do Plano Brasis 2025-2027. O evento contou com a participação do governador Antônio Denarium, do secretário de Cultura e Turismo, Alex Ferreira, do diretor do Detur (Departamento de Turismo) da Secult, Bruno Muniz de Brito, e do superintendente do Sebrae, Emerson Baú.

Bruno Reis, diretor de Marketing e Negócios da Embratur, apresentou o documento, que representa uma etapa significativa na promoção do turismo no Estado, destacando as diretrizes do Novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil.

O evento integrou a programação do Amazontech 2025 e detalhou as estratégias para promover o Estado internacionalmente, destacando seus principais atrativos, como a biodiversidade exclusiva da floresta amazônica, a riqueza cultural, a sustentabilidade e as experiências de turismo comunitário.

De acordo com Bruno Reis, a parceria com Roraima busca definir as ações de promoção internacional que serão consolidadas com o Plano Brasis. O objetivo para o período de 2026 a 2027 é atuar de maneira consistente e eficaz, caracterizando a atual gestão da Embratur.

“O trabalho apresentado também tem como meta garantir que o setor turístico do Estado esteja preparado para atuar no mercado internacional, promovendo uma atualização da mentalidade para todo o país”, afirmou Reis.

Desenvolvido em conjunto com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas, o Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027 tem a finalidade de fortalecer a imagem do Brasil como um país de diversidade e experiências turísticas autênticas e sustentáveis.

O Plano de Ação para a Promoção Turística Internacional do Estado de Roraima é uma extensão do Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027 (Plano Brasis) e visa orientar a atuação estadual no mercado internacional de turismo, alinhando as diretrizes nacionais às vocações e estratégias locais.

A iniciativa responde à necessidade de articular esforços entre a Embratur e os estados, promovendo uma atuação mais coordenada, eficiente e alinhada com os objetivos estratégicos da promoção do turismo brasileiro no exterior. Reconhece que a competitividade do Brasil no mercado internacional depende da capacidade das unidades federativas em se posicionarem estrategicamente.

Este plano indica diretrizes para ampliar a presença do Estado nas agendas estratégicas do turismo internacional, contribuindo para uma ação integrada, capaz de gerar resultados sólidos em promoção, imagem e comercialização. O estudo também identifica os países onde o Brasil já possui posicionamento consolidado e aqueles que representam mercados potenciais para atrair novos turistas, além de apresentar a metodologia para o sucesso das ações de promoção.

Dados do Turismo de Roraima

Em 2024, foram registrados 10.868 turistas internacionais entrando no Brasil pelo Estado de Roraima, número próximo ao observado em 2019, período pré-pandêmico, indicando uma tendência de recuperação.

Os principais mercados emissores de turistas que utilizaram Roraima como porta de entrada em 2024 foram, na ordem: Guiana, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos e Suriname. Destaca-se que os dois primeiros são países fronteiriços com o Estado, correspondendo a 79% das entradas. Além disso, houve crescimento em 18 dos 20 principais mercados emissores entre 2023 e 2024.

Historicamente, maio e junho registram menor fluxo turístico, enquanto os maiores picos ocorrem em abril e agosto, embora haja variações. É importante notar que a sazonalidade em Roraima difere da observada em grande parte das outras unidades federativas. O desempenho sólido nas chegadas de turistas nos últimos anos indica uma retomada consistente, com boas perspectivas para 2025.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top