O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) enfatiza a importância de respeitar as normas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) para assegurar a proteção dos ciclistas e fomentar uma convivência mais segura entre motoristas, pedestres e ciclistas. Apesar de a bicicleta ser reconhecida como veículo pelo Código, muitos ciclistas e condutores desconhecem os direitos e deveres que garantem respeito e educação no trânsito.
O aumento da frota de bicicletas em Roraima, especialmente as elétricas e ciclomotores, demanda maior cuidado. Conforme o CTB, os ciclistas devem trafegar preferencialmente por ciclovias e ciclofaixas, mas também podem circular pelas ruas, onde possuem prioridade em relação aos veículos motorizados.
Para a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran-RR, Ruth Prill, pedalar vai além de uma simples forma de mobilidade.
“É um ato de cidadania, que só se torna realmente seguro quando cada ciclista combina seus direitos com o cumprimento dos seus deveres, assim como os motoristas. Isso inclui respeitar a sinalização, redobrar a atenção e adotar atitudes que protejam a própria vida e a dos demais”, ressaltou.
Entre as principais recomendações para ciclistas, o Detran-RR destaca:
⦁ Na via: manter-se sempre à direita da pista, em fila única. É proibido pedalar sobre a faixa de pedestres; nesse caso, o ciclista deve descer da bicicleta e se comportar como pedestre.
⦁ Nas ciclovias: é essencial respeitar a sinalização, evitar manobras em ziguezague e não ocupar a pista destinada aos pedestres.
⦁ Nas calçadas: são áreas exclusivas para pedestres; ciclistas não devem trafegar por elas.
Além dessas regras de circulação, a segurança também depende do uso de equipamentos básicos como capacete, adesivos refletivos para aumentar a visibilidade noturna e retrovisor, que ajuda na percepção do tráfego ao redor.