A Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) realizou na quinta-feira, 14, o Workshop Roraima 2030: Aceleradores e Gargalos para o Progresso dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que reuniu gestores públicos para debater estratégias para superar desafios e otimizar as ações voltadas ao alcance desses objetivos.
O workshop teve como objetivo identificar e analisar os fatores que impulsionam ou dificultam o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Além disso, buscou capacitar os gestores públicos dos 29 setores que compõem os oito eixos do plano, observando os aceleradores e gargalos na promoção de programas, projetos e ações para alcançar os 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O evento contou com uma programação especial, incluindo palestras, oficinas práticas, painéis temáticos e eixos estratégicos, abordando a importância da Agenda 2030 e dos ODS para o desenvolvimento sustentável de Roraima.
A coordenadora-geral e conselheira nacional do Movimento ODS Roraima, Sandra Leocádio, destacou que o Roraima 2030 tornou-se um plano de governo, no qual todas as secretarias estão alinhadas com os ODS nas políticas públicas, conforme os eixos de cada pasta.
“O evento é motivo de orgulho para o Movimento Nacional dos ODS e para o Brasil como um todo, quando um governo estadual incentiva a implementação dos objetivos em todas as suas áreas. O workshop também pode auxiliar outras instituições, assim como empresas e organizações, a alinharem suas estratégias políticas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, integrando a sustentabilidade em suas ações e decisões”, explicou.
A secretária do Trabalho e do Bem-Estar Social, Tânia Soares, ressaltou que a importância dos ODS para Roraima se manifesta em diversas áreas, desde a conservação dos recursos naturais até a promoção da justiça social e econômica.
“O workshop representa um passo fundamental para integrar as ações do governo com a sociedade civil, empresas e outras instituições, para superar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem nesse caminho. Na Agenda Roraima 2030, a implementação desses objetivos é crucial para promover um desenvolvimento sustentável do Estado”, afirmou.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Os ODS abrangem temas de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social. O processo foi liderado pela ONU, envolvendo os 193 Estados Membros, do qual o Brasil faz parte, e a sociedade civil local. O Brasil adicionou um ODS extra que trata da promoção da igualdade étnico-racial.