Governo intensifica cooperação com a Embrapa visando a cadeia produtiva do café

discussoes sobre o cultivo de cafe em roraima oseias martins secom rr 3

Na segunda-feira, dia 11, a equipe governamental do eixo de desenvolvimento se reuniu com pesquisadores da Embrapa Roraima e da Embrapa Café, responsável pelo desenvolvimento da cafeicultura no Estado do Espírito Santo, para alinhar estratégias voltadas à implantação da cadeia produtiva do café em Roraima.

O encontro aconteceu no Palácio Senador Hélio Campos e faz parte da iniciativa do Governo de Roraima de promover ações conjuntas com instituições científicas e de pesquisa, com o objetivo de incentivar o setor produtivo, especialmente a cultura do café.

O governador Antonio Denarium ressaltou que essa ação visa impulsionar a agricultura no Estado. “Essa é uma parceria do Governo com a Embrapa, que tem trazido bons resultados e está planejando a produção de café em Roraima. A rentabilidade é ótima, e reunimos nossa equipe de secretários para, junto da Embrapa, ampliar a produção e garantir maior renda e geração de empregos aos produtores”, declarou.

Para a chefe-geral da Embrapa Roraima, Hyanameyka Lima, a reunião foi estratégica para a colaboração entre Embrapa e Governo. “Contamos com o apoio da Secretaria de Agricultura e do Iater, pois são essas instituições que irão fortalecer a cafeicultura no Estado. Trouxemos dois pesquisadores experientes para nivelar conhecimentos, capacitar produtores e orientar sobre as cultivares recomendadas para Roraima, diminuindo riscos e aumentando as chances de sucesso dos investimentos”, completou.

Pesquisadores apostam no potencial de Roraima para a cafeicultura

Durante o encontro, os pesquisadores Abraão Verdin, técnico do Incaper/ES, e Marcelo Curitiba Espíndula, da Embrapa Café, compartilharam suas experiências no acompanhamento do cultivo em Rondônia, Acre e Mato Grosso. Segundo eles, Roraima possui grande potencial para essa atividade, com condições concretas para suprir o mercado local e comercializar excedentes.

“O café oferece boa rentabilidade, principalmente para pequenos agricultores. Observamos um crescimento na produção sustentável na Amazônia e queremos ver Roraima se destacar nesse cenário, impulsionando a economia local”, destacou Marcelo Curitiba Espíndula.

Governo reforça ações de incentivo à agricultura

Também participaram da reunião o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, o secretário de Agricultura, Márcio Grangeiro, além dos presidentes do Iater, Marcelo Pereira, da Desenvolve, Adailton Fernandes, da Aderr, Marcelo Parisi, e da Femarh, Wagner Severo Nogueira. Na ocasião, foram apresentados projetos já implementados no Estado.

O governador destacou que as ações do eixo Desenvolvimento abrangem assistência a agricultores familiares e indígenas, regularização fundiária para garantir segurança jurídica, entrega de maquinário e insumos, além de suporte técnico especializado.

“Essas iniciativas, por meio do trabalho colaborativo, são essenciais para garantir o sucesso dos investimentos e fortalecer o setor produtivo no Estado”, concluiu.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top