A Secult (Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima) oficializou, na semana passada, a criação da IGR (Instância de Governança Regional) para a região turística Roraima – Savana Amazônica. A nova IGR abrange os municípios de Boa Vista, Cantá, Alto Alegre, Mucajaí e Iracema, sendo viabilizada por meio de uma parceria com o Centro de Apoio aos Municípios da ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima).
Com cenários naturais que incluem cachoeiras, trilhas, piscinas naturais e um rico patrimônio histórico e cultural no centro de Boa Vista, a região é estratégica para o turismo de aventura e cultural. As IGRs funcionam como unidades de gestão compartilhada, previstas no Programa de Regionalização do Turismo, e são adequadas às particularidades locais.
De acordo com o diretor do Detur (Departamento de Turismo), Bruno Muniz de Brito, essa iniciativa representa um importante avanço no processo de regionalização do turismo no Estado. “O Detur irá reunir os órgãos municipais e estruturar um planejamento de longo prazo que promova o desenvolvimento da atividade econômica do turismo nos municípios, envolvendo todos os atores do trade”, declarou. Ele destacou que o documento será elaborado com base no Plano de Desenvolvimento Regional e Sustentável do Turismo, o Roraima 2030.
A proposta visa integrar as comunidades locais, o setor privado e o poder público na gestão dos recursos naturais, promovendo um turismo responsável, respeitoso ao meio ambiente e gerador de benefícios para a população local.