Programa realizado em colaboração com o Sebrae-RR impulsiona o ensino técnico na rede estadual de ensino

programa nucleo de empreendedorismo juvenil ascom seed 5

Capacitar os jovens para o mercado de trabalho por meio da oferta de qualificação profissional e do desenvolvimento de habilidades em gestão e empreendedorismo. Esses são os fundamentos do Programa NEJ (Núcleo de Empreendedorismo Juvenil), lançado oficialmente na manhã desta quarta-feira, 6, no Edifício Airton Dias, localizado no bairro São Francisco, em Boa Vista.

O NEJ é uma parceria entre o Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima), a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento). Para a secretária adjunta de gestão da Educação Básica da Seed, Raimunda Rodrigues, essa colaboração é muito bem-vinda e o programa reforça a oferta de cursos técnicos e profissionais já presentes na rede estadual de ensino.

“A Secretaria de Educação já implementa vários projetos de educação profissional e técnica para os alunos do ensino médio, de forma contínua. Temos cursos na área de farmácia, administração, entre outros que possibilitam a inserção dos estudantes no mercado de trabalho. Esse projeto, em parceria com o Sebrae, reforça ainda mais a educação profissional e técnica”, afirmou Raimunda.

Programa conta com recursos de emenda parlamentar

A execução do programa no Estado é financiada por recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Marcos Jorge, no valor de R$ 1 milhão. Ele ressaltou que investir na qualificação dos jovens é investir no futuro:

“Nada é melhor do que investir em educação para garantir o futuro dos nossos jovens, ensinar a empreender e fornecer conhecimento técnico para que sejam profissionais competentes, com espírito empreendedor, preparados para investir em seu próprio futuro. Estou muito feliz em contribuir com esse importante projeto, que começa em três escolas neste ano e em mais quatro no próximo ano”, destacou o deputado.

Como funciona o NEJ?

O NEJ teve origem no Sebrae-MG e atualmente a metodologia, por meio da Escola Sebrae Sistema de Ensino, está sendo expandida para outros estados. Já são 225 turmas em todo o país. Em Roraima, o programa será inicialmente implementado em três escolas estaduais: Escola Estadual Major Alcides Rodrigues, que iniciou as aulas em 21 de julho, o Colégio Estadual Militarizado Tancredo Neves e a Escola Estadual Castelo Branco, em Caracaraí, que começam as aulas nesta semana. Cada escola contará com uma turma, totalizando 100 estudantes.

Nessas instituições serão oferecidos cursos técnicos de Administração, com carga horária total de 800 horas. As aulas ocorrerão no período complementar ao contraturno escolar, com conteúdos como cultura organizacional, administração e empreendedorismo, fundamentos da gestão de projetos, inovação, modelos de negócio, entre outros temas relacionados ao curso.

Afonso Rocha, superintendente do Sebrae em Minas Gerais, participou do lançamento do programa e comentou sobre a experiência proporcionada aos estudantes, que inclui Projeto Tutorial, Projeto Vitrine e Empresa Simulada.

“É um curso muito prático, com diversas atividades presenciais e vivências reais, não se restringindo à sala de aula. Teremos participação de empresários nas escolas e, em outras ocasiões, a simulação de uma empresa real, que é um projeto que permite a criação de uma empresa dentro do curso. Tudo isso apresentado de forma bastante prática para que os alunos tenham uma experiência concreta e saiam preparados para o mercado de trabalho”, explicou Afonso.

Os professores são profissionais de áreas como contabilidade, advocacia, administração, contratados pelo Sebrae-RR. Os alunos também receberão materiais pedagógicos. Afonso acrescentou que o curso não possui apenas um enfoque acadêmico:

“Respeitamos a grade curricular e a carga horária, para que o estudante possa obter o título de técnico em administração. Porém, nosso foco principal é evitar um ensino puramente teórico. Queremos formar profissionais que realmente estejam preparados para ingressar no mercado de trabalho ou empreender de forma qualificada”, concluiu.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top