Skip to content

Roraima integra o lançamento da Plataforma Virtual de Sucessos do Conass.

Lancamento do Ambiente Virtual de Experiencias Exitosas do Conass Ascom Sesau 1

Sure! Here’s the rewritten content while keeping the HTML tags intact:

A Sesau (Secretaria de Saúde) se destacou no novo AVE-SUS (Ambiente Virtual de Experiências Exitosas), promovido pelo Conass (Conselho Nacional dos Secretários e Secretárias de Saúde), com a prática “Implantação de Políticas de Saúde Voltadas aos Pacientes Indígenas em uma Instituição Hospitalar da Amazônia Legal”. A experiência foi apresentada durante a Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Conass, realizada esta semana em Belém (PA).

O evento contou com a presença de representantes das 27 secretarias estaduais de Saúde, do Ministério da Saúde e de instituições parceiras, para o lançamento oficial do AVE-SUS (Ambiente Virtual de Experiências Exitosas do SUS), uma plataforma que reunirá boas práticas desenvolvidas pelos estados brasileiros no contexto do SUS (Sistema Único de Saúde).

A coordenadora geral de Assistência Especializada da Sesau, Léa Maria Sversut, que participou das mesas de debate, apresentou a experiência de Cuidado Especializado à Saúde Indígena realizada no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento.

“Nosso território demanda soluções diferenciadas, com integração regional, ampliação da atenção especializada, respeitando as particularidades da população, incluindo a indígena e a ribeirinha, entre outros. Foram discutidos temas como o mapeamento da oferta de atenção especializada no SUS, os desafios da assistência em áreas de difícil acesso, saúde indígena, ações de equidade, regulação do transporte sanitário, fortalecimento da rede de urgência e ampliação da estratégia de Saúde Digital”, detalhou Léa.

O projeto prevê adaptações na infraestrutura e nos fluxos hospitalares que respeitam os costumes e a cultura dos povos originários, como o uso de redes nas enfermarias, menus específicos e a presença de lideranças espirituais nas unidades.

Além da apresentação das experiências dos estados amazônicos, foram debatidos tópicos como o mapeamento da oferta de atenção especializada no SUS, os desafios da assistência em áreas de difícil acesso, regulação e transporte sanitário, além da expansão da saúde digital como ferramenta de integração dos serviços.

A EXPERIÊNCIA

A iniciativa foi implementada no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento e visa adaptar o atendimento hospitalar às especificidades culturais dos povos indígenas. Entre as ações estão a presença de pajés nas enfermarias, cardápios específicos, redes instaladas nos leitos e suporte com intérpretes indígenas em parceria com a Universidade Federal de Roraima.

Com essas adaptações e a criação de fluxos e protocolos próprios, a assistência aos pacientes tornou-se mais humanizada e respeitosa, resultando em um aumento de 20% nos atendimentos e elevando para 67,6% a taxa de alcance assistencial da equipe especializada.

Além do impacto positivo no acolhimento, o modelo fortaleceu a colaboração com a Rede de Atenção à Saúde Indígena, envolvendo os polos-base, UBS (Unidades Básicas de Saúde) e Casai (Casa de Saúde Indígena), garantindo o cuidado contínuo após a alta hospitalar.

“Reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento de políticas públicas, um foco essencial, a ampliação da resolutividade da rede, a garantia de acesso universal e o fortalecimento das pactuações regionais no âmbito do SUS”, concluiu a coordenadora.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top