A PCRR (Polícia Civil de Roraima), através do Denarc (Departamento de Narcóticos) e da Delegacia de Repressão ao Entorpecente, esteve presente no I Campeonato ‘Droga Zero – Nas Trilhas da Prevenção’, promovido pela Setrabes (Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social), nesta segunda-feira, dia 16, no município de Rorainópolis, no sul do Estado.
O evento ocorreu na Escola Estadual Padre Eugênio Possamai e teve como finalidade sensibilizar, prevenir e refletir sobre os riscos do uso de álcool e outras drogas entre os jovens da rede pública de ensino.
Segundo o delegado titular da DRE (Delegacia de Repressão ao Entorpecente), Julio Cesar da Rocha, durante o evento, os policiais civis participaram ativamente de atividades educativas, com exposições das principais substâncias entorpecentes apreendidas no Estado, além da distribuição de folders e cartilhas informativas sobre os efeitos prejudiciais das drogas e suas consequências para a saúde e a vida social.
“Uma das ferramentas mais importantes empregadas foi o jogo Droga Zero, que utiliza a metodologia da gamificação, proporcionando uma abordagem lúdica e interativa sobre os perigos do uso de substâncias psicoativas”, comentou o delegado.
Ele também destacou que a participação da Polícia Civil em ações de prevenção é essencial para a política de combate às drogas.
“Participar de eventos como este é fundamental para conscientizar os jovens e promover o diálogo sobre os riscos do uso de drogas. A prevenção é uma estratégia chave da atuação policial, que ultrapassa a repressão ao tráfico”, afirmou o delegado.
O diretor do Denarc, delegado Herbert de Amorim Cardoso, também enfatizou o compromisso da Polícia Civil com a educação preventiva.
“Temos estabelecido diversas parcerias com instituições públicas e privadas, promovendo palestras e iniciativas educativas que atingem diferentes idades. Nosso objetivo é formar cidadãos conscientes e bem informados”, declarou.
O coordenador estadual da Política de Enfrentamento às Drogas da Setrabes, Nilton de Souza Campos Júnior, ressaltou a relevância da união entre os órgãos do Estado.
“Essa iniciativa não busca apenas alertar sobre os perigos do uso de entorpecentes, mas também oferecer alternativas saudáveis, estratégias de enfrentamento e opções de tratamento”, afirmou.
Finalizando, o delegado e diretor do Denarc, Herbert de Amorim Cardoso, reiterou o compromisso da Polícia Civil com eventos como este,
“Dessa maneira, reafirmamos a importância da segurança pública associada à informação e à prevenção, especialmente entre os jovens, destacando, assim, o papel educativo das instituições policiais”, concluiu.