Skip to content

Alunos de Roraima competem em olimpíada nacional que promove a restauração ambiental de maneira prática.

educacao ambiental 4

O Colégio Estadual Militarizado Maria Nilce Macedo Brandão está participando da Olimpíada Restaura Natureza, uma iniciativa ambientalista da organização da sociedade civil WWF-Brasil (World Wildlife Fund, traduzido como “Fundo Mundial da Natureza”) com o projeto Reviver o Córrego: Açaí na Floresta. A escola foi selecionada dentre nove instituições de ensino que também se inscreveram para representar Roraima.

Dividida em duas fases, uma online e outra presencial, a olimpíada visa promover a conexão das pessoas com a natureza e restaurar o equilíbrio da vida humana através da educação. A instituição de ensino se destacou entre nove escolas de Roraima que se inscreveram para a competição, e agora o colégio busca uma vaga para a segunda fase.

O plano de ação da escola selecionada tem como objetivo mitigar os impactos da urbanização no Igarapé do Frasco através do reflorestamento de açaí e da restauração da biodiversidade local. O igarapé atravessa sete bairros do município de Boa Vista e cobre uma área total de 10 hectares. O projeto contempla o mapeamento das áreas reflorestadas e aquelas que necessitam de cuidados próximos à escola, localizada no bairro Cauamé.

“Há cerca de dez anos, o local sofreu com a construção do shopping, que impactou tanto a fauna quanto a flora do igarapé. Portanto, o trabalho de conscientização em educação ambiental e a participação no Restaura Natureza ajudam os alunos a compreender a importância da conservação, além de desenvolver habilidades práticas para proteger o meio ambiente e promover a cidadania e a responsabilidade social em nossa comunidade escolar”, destacou a gestora Rosilene Carvalho.

COMPETIÇÃO

Na etapa online, o projeto será classificado pelo voto popular no site da Restaura Natureza. Se for classificado para a segunda fase, uma comissão julgadora avaliará as ações desenvolvidas pelos estudantes de maneira individual.

“O Colégio Nilce Brandão possui diversas ações de educação ambiental que fortalecem o tema entre os alunos. Eles têm horta, projetos de reutilização de água e também realizam o replantio de açaí. Essas iniciativas de restauração vão além do ambiente escolar e são levadas para as casas dos alunos”, afirmou a chefe da Divisão de Educação Ambiental da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Naiva Pereira.

A segunda fase examina cinco critérios para escolher a instituição de ensino que será premiada: engajamento, comunicação, técnicas restauradoras, diversidade de espécies nativas e área restaurada.

A premiação ocorrerá em duas categorias: Avaliação da Comissão Técnica Julgadora e Votação Popular. As cinco melhores iniciativas serão premiadas com base nos registros de ação em cada uma das duas categorias, reconhecendo os estudantes, o professor orientador e a escola vencedora.

A gestora Rosilene convidou a comunidade a participar e votar pelo CEM Maria Nilce Macedo Brandão. “Convidamos todos a apoiarem o colégio. Basta acessar o site, escolher duas iniciativas, incluindo a da nossa escola, e votar com um e-mail válido por pessoa. Isso é muito importante para a cidade, para o meio ambiente e para a nossa comunidade escolar, pois envolve a todos em projetos que impactam a sociedade de forma muito positiva”, concluiu.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top