Skip to content

Aderr realiza capacitação para funcionários dos Postos de Vigilância Agropecuária.

ABORDAGEM SEGURA 3

Entre quinta-feira, 5, e sexta-feira, 6, servidores da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) participarão de um treinamento intensivo focado no controle e fiscalização do trânsito de produtos de origem animal e vegetal.

A capacitação, que ocorre no auditório do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), localizado no Parque Anauá, é realizada com o apoio da Polícia Militar de Roraima e reúne cerca de 50 profissionais dos PVAs (Postos de Vigilância Agropecuária), que estão posicionados ao longo das BRs no Estado.

O objetivo do treinamento é preparar os fiscais para abordagens mais eficientes e seguras, levando em conta as diversas situações enfrentadas diariamente no controle do trânsito agropecuário. Também estão presentes as equipes de fiscalização móvel da Aderr, que atuam em diferentes regiões do Estado e frequentemente confrontam casos complexos em suas operações.

De acordo com o diretor de Defesa Vegetal da Aderr, Marcos Prill, um dos principais objetivos da iniciativa é prevenir a disseminação de pragas e doenças em ambos os setores, animal e vegetal.

“A circulação de plantas, sementes e animais, sem o devido controle, representa um risco à saúde agropecuária. Por isso, o monitoramento rigoroso é crucial para evitar que vetores de contaminação transitem livremente entre regiões”, afirmou.

Além das atividades práticas, o treinamento oferece orientações sobre documentação e sistemas de informação, visando aprimorar a coleta e análise de dados relacionados às operações. O uso apropriado desses sistemas é vital para a rastreabilidade e a formulação de decisões estratégicas.

“A colaboração com a Polícia Militar é um reforço significativo nesta atualização, possibilitando que os servidores atuem de maneira mais coordenada e segura. Técnicas de posicionamento, conduta em abordagens e ações específicas de fiscalização fazem parte da programação, fortalecendo a atuação conjunta das instituições,” enfatizou o presidente da Aderr, Marcelo Parisi.

O evento reúne servidores que atuam desde a fronteira com o Amazonas até a fronteira com a Venezuela, refletindo o empenho do governo do estado em manter a sanidade agropecuária e proteger a produção local. Com essa iniciativa, a Aderr ressalta seu compromisso com a qualidade do serviço público, a segurança alimentar da população e a sanidade animal e vegetal.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top