A atleta amapaense Wanna Brito consolidou sua posição como uma das principais representantes do atletismo paralímpico no Brasil ao estabelecer um novo recorde mundial no arremesso de peso da classe F32 (paralisia cerebral) nesta quarta-feira (23), no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo, durante a segunda fase do Desafio Brasil de Atletismo.
Wanna alcançou a notável marca de 8,18 metros, superando em três centímetros o recorde anterior que ela mesma havia estabelecido na primeira fase do evento, realizada no último domingo (20), onde lançou 8,15 metros.
Desafio Brasil Paralímpico registra segundo recorde mundial da amapaense Wanna Brito após três dias
A atleta obteve a marca de 8,18m, superando os 8,15m que alcançou na primeira fase da competição. O evento também viu um novo recorde das Américas sendo estabelecido… pic.twitter.com/mqNTJDwNcW
— Comitê Paralímpico Brasileiro (@BraParalimpico) April 23, 2025
“Essa marca já era esperada desde o ano passado nos treinos.Nunca tinha conseguido isso em competições. Acredito que agora estou mais confiante e isso está refletindo nos meus resultados. Após os Jogos Paralímpicos de Paris [em 2024], passei por diversas experiências boas e ruins que me ajudaram bastante”, comentou a atleta.
Realizações Impressionantes
No arremesso de peso, Wanna já conquistou uma medalha dourada no Mundial realizado em Kobe (Japão) em maio de 2024 e uma medalha prata durante os Jogos Paralímpicos realizados em Paris no segundo semestre daquele ano.