para combater o comércio ilegal de sucatas, a Prefeitura de Boa Vista executou uma operação em ferros-velhos e depósitos clandestinos na manhã desta quinta-feira, 3.Esta ação, que será realizada de forma regular, tem como objetivo rastrear a origem dos materiais e evitar a venda de produtos furtados provenientes de espaços públicos como praças, escolas e prédios municipais.
A operação foi liderada pela Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, contando com a colaboração da Guarda Civil municipal (GCM), da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças, da Secretaria do Meio Ambiente, da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR) e da Polícia Civil do estado de Roraima.

O primeiro local inspecionado foi um ferro-velho no bairro Araceli. Durante a fiscalização, foram encontrados materiais cuja origem não pôde ser comprovada pelo proprietário do estabelecimento. Além disso, o local operava sem as licenças necessárias. As autoridades tomaram as medidas apropriadas diante das irregularidades encontradas. O subcomandante geral da Guarda Civil Municipal, inspetor Lázaro Lima, ressaltou que os produtos furtados geram prejuízos significativos não apenas ao governo municipal.
“Uma parte considerável desses itens é roubada em praças públicas, instituições educacionais e até mesmo unidades de saúde. Isso afeta diretamente os cidadãos que utilizam esses serviços”, afirmou ele.“Os itens mais frequentemente furtados incluem fios elétricos feitos de cobre ou alumínio e tampas metálicas para bueiros.”

Reforçando a Segurança Pública
O secretário adjunto responsável pela Segurança Pública municipal destacou que essa ação colaborativa fortalece os órgãos envolvidos e aumentará a segurança para os cidadãos à medida que for implementada continuamente.

“Todos os órgãos participantes têm uma visão abrangente sobre essa questão; cada um atua dentro das suas competências específicas para agilizar o processo”, explicou ele durante uma coletiva à imprensa após as fiscalizações iniciais.
A iniciativa continuará nos próximos dias por diversos bairros em Boa Vista com o intuito garantir que todos os estabelecimentos cumpram as normas legais vigentes enquanto se evita o comércio ilegal desses materiais suspeitos.A população é incentivada a colaborar denunciando atividades suspeitas através dos números 156 ou 190.

Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR