Os preparativos para o São João no Parque Anauá, o arraial da família roraimense, avançam a passos largos. Para garantir que as famílias desfrutem de tranquilidade em todas as noites do evento, o esquema de segurança foi estabelecido para todos os dias da festa. O festival ocorrerá de terça-feira, 22, até domingo, 27 de julho, no Parque Anauá e é uma iniciativa do Governo de Roraima, viabilizada com recursos do MRTUR (Ministério do Turismo) do Governo Federal.
O planejamento foi elaborado em reunião entre as autoridades de segurança, onde foi decidido que a ação será realizada de forma integrada entre as forcas estaduais, incluindo a Sesp (Secretaria de Segurança Pública), Sejuc (Secretaria da Justiça e Cidadania), PCRR (Polícia Civil de Roraima), PMRR (Polícia Militar de Roraima) e Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), com o apoio adicional da Polícia Federal, GCM (Guarda Civil Municipal) e SMTRAM (Secretaria Municipal de Trânsito).
Conforme afirmou o tenente-coronel Everton Oliveira, a Polícia Militar de Roraima estará em ação todas as noites, com um efetivo de pelo menos 120 homens por noite de evento.
“Em parceria com a Secretaria de Cultura, iniciamos o planejamento com antecedência, e estaremos colaborando com as demais forças, pois a segurança é uma responsabilidade compartilhada. A Polícia Militar contará com patrulhas a pé em toda a área e, devido à presença de atrações nacionais, conseguiremos dispor de um efetivo maior para assegurar a segurança do evento”, explicou o tenente-coronel.
O esquema de segurança inclui a vistoria da estrutura antecipadamente realizada pelo Corpo de Bombeiros
No planejamento da segurança para o São João no Parque Anauá, também foi decidido que o Corpo de Bombeiros iniciaria uma vistoria completa da estrutura.
O trabalho começou com a avaliação da montagem do Palco Arena Junina, que este ano está sendo instalado na entrada principal do Parque Anauá, atendendo a um pedido do movimento quadrilheiro.
Para a vistoria, o Corpo de Bombeiros realizou uma análise preliminar por uma equipe de analistas que examinaram o projeto técnico das estruturas em construção.
“Além disso, uma equipe de vistoria está conferindo se as montagens estão em conformidade com as diretrizes apresentadas no projeto técnico, como a localização dos extintores e a distância segura do espaço reservado para a queima de fogos de artifício, entre outros aspectos importantes”, enfatizou o major Wenderson Carlo Brito da Silva.
Ele acrescenta que, neste ano, a concentração no Palco Arena Junina será maior, por isso, a segurança e os itens de prevenção e combate a incêndios estão sendo intensificados.
“Além disso, todas as noites teremos equipes prontas para atender a qualquer eventualidade que possa surgir durante o evento e, para isso, estarão disponíveis equipes de resgate, combate a incêndios e salvamento”, completou o tenente-coronel Camilo Moura Reolon.