O governador Antonio Denarium assinou, na manhã desta segunda‑feira, 24, na sala de reuniões do Palácio Senador Hélio Campos, o decreto que nomeia 28 novos auditores fiscais de tributos para reforçar o quadro da Sefaz (Secretaria da Fazenda).
Provenientes do concurso público de 2021, os profissionais irão atuar na fiscalização tributária, com prioridade nos postos de controle fiscal da Sefaz, entre eles o de Jundiá, na divisa com o Amazonas.
Participaram da solenidade cinco dos nomeados — agora auditores fiscais — sendo quatro já residentes em Roraima: Jardel Pereira de Lira; Bruno Francisco Bezerra Cruz; Fábio Rodrigues Sobrinho; e Marcos da Silva e Silva; além de Klinger Rodrigues Lins, vindo de Pernambuco.
Reforço no quadro fortalece fiscalização e arrecadação do Estado
O governador ressaltou os investimentos feitos pelo Governo em tecnologia e infraestrutura na Sefaz e afirmou que a chegada desses auditores vai intensificar a fiscalização e, consequentemente, elevar a arrecadação estadual.
“Precisamos de servidores comprometidos com o Estado. Todos devemos trabalhar para prestar o melhor atendimento possível; a missão de vocês é arrecadar tributos e fiscalizar quem sonega. Quanto mais unidos estivermos em um mesmo objetivo, melhores serão os resultados. Os maiores beneficiados serão o Estado de Roraima e sua população, que terão mais ações e benefícios com o trabalho de vocês”, declarou.
O secretário estadual da Fazenda, Manoel Sueide de Freitas, agradeceu ao governador pela sensibilidade ao reforçar a equipe da Secretaria com a nomeação dos 28 auditores fiscais.
“Atualmente a Sefaz conta com apenas 64 auditores atuando diariamente em prol do Estado de Roraima. O Estado está em expansão, a máquina administrativa cresce, e o senhor tem sido peça-chave na atração de investimentos e na geração de emprego e renda. Essa nomeação trará mais eficiência e celeridade à administração tributária estadual”, enfatizou o secretário.
Nomeações destacam superação de crise de 2018 e valorização de servidores
O deputado estadual Marcos Jorge, ex-secretário da Sefaz, afirmou que o trabalho dos auditores é essencial para o Estado e recordou o período difícil por que Roraima passou há cerca de oito anos, quando houve intervenção federal.
“Cada um desses novos servidores deve abraçar o serviço público com vocação. O governador enfrentou desafios inéditos ao assumir — um Estado em condições críticas, intervenção federal e muito a ser feito. Temos avançado bastante, revertendo esse quadro em benefício da sociedade, com obras, captação de recursos e manutenção das contas em dia. Parabenizo a todos pelo esforço; os melhores estão aqui”, declarou.
O vice-governador Edilson Damião deu as boas‑vindas e ressaltou a valorização dos servidores promovida pela atual gestão, citando exemplos de carreiras que chegaram aos mais altos cargos da administração estadual.
“Sou o primeiro servidor público a exercer o cargo de vice‑governador em Roraima e me orgulho de integrar um governo que valoriza o servidor. O governador constituiu sua equipe dentro do Estado. A vocês, que ingressam agora, cabe continuar o trabalho de recuperação. O papel de vocês é fundamental para a arrecadação do Estado. Espero vê‑los sempre à mesa, desempenhando suas funções com seriedade, responsabilidade e compromisso”, afirmou Damião.
Em nome dos recém‑nomeados, o auditor fiscal Klinger Rodrigues Lins falou sobre o desafio que assume em defesa do interesse público.
“Acompanhamos ao longo dos anos a necessidade de uma Secretaria da Fazenda que responda aos anseios sociais, promovendo não só arrecadação, mas também justiça fiscal. Que os menos favorecidos paguem menos e quem tem mais contribua proporcionalmente mais com o Estado. Agradeço em nome de toda a turma nomeada e reafirmo que a sociedade será beneficiada por este ato”, concluiu.




