Após uma goleada impressionante por 8 a 0 sobre o Vitória e se consolidando como líder do Campeonato Brasileiro, o Flamengo volta ao Maracanã neste domingo (31) para enfrentar o Grêmio, que ocupa a parte inferior da tabela. A partida, válida pela 22ª rodada, terá início no Rio de Janeiro às 16h (horário de Brasília) e será transmitida ao vivo pela Rádio Nacional, com narração de André Marques, comentários de Rodrigo Ricardo e reportagem de Bruno Mendes. A cobertura esportiva começa às 15h30.
O Rubro-Negro apresenta os melhores números do campeonato. Além da liderança com 46 pontos, a equipe do técnico Filipe Luís conta com o melhor ataque (44 gols) e a defesa mais sólida (nove gols sofridos). O time carioca está invicto há sete jogos na competição, tendo sofrido seu último revés em 16 de julho, contra o Santos, na Vila Belmiro, por 1 a 0. Desde então, conquistou seis vitórias e um empate.
Notícias relacionadas:
- Bahia amplia vantagem sobre o Fluminense nas quartas da Copa do Brasil.
- Atlético-MG anuncia a saída do técnico Cuca, apenas oito meses após sua contratação.
- Lula anuncia a criação de uma universidade dos esportes.
O Flamengo terá dois desfalques. O volante Erick Pulgar, que se recupera de uma cirurgia no pé direito, é o mais antigo. O lateral Alex Sandro, por sua vez, sofreu uma lesão muscular na panturrilha esquerda durante a goleada sobre o Vitória na última segunda-feira (25), que o impediu de ser convocado para enfrentar Chile e Bolívia nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Enquanto isso, o Grêmio enfrenta dificuldades na temporada. Nos dez jogos disputados desde o retorno do Brasileirão após a Copa do Mundo de Clubes, o Tricolor venceu apenas dois e perdeu cinco. Uma vitória fora de casa por 3 a 1 sobre o Atlético-MG há três semanas trouxe esperança aos torcedores, mas o empate sem gols com o Ceará em Porto Alegre no último sábado (23) deixou o elenco e o técnico Mano Menezes sob pressão. A equipe ocupa atualmente a 14ª posição, com 24 pontos.
No confronto contra o Vozão, o Imortal teve três desfalques simultâneos: Alex Santana levou o terceiro cartão amarelo e não enfrentará o Flamengo, enquanto o meia Riquelme e o zagueiro Fabián Balbuena se machucaram. Riquelme lesionou o posterior da coxa direita, enquanto Balbuena fraturou o tornozelo direito. Por outro lado, o volante Dodi e o atacante Carlos Vinícius, que estavam suspensos, estarão disponíveis. Além disso, o meia Arthur, ídolo da torcida gremista e campeão da Libertadores de 2017, voltou após sete anos e está regularizado.
O histórico recente entre as duas equipes é amplamente favorável ao Flamengo. Nos últimos 10 encontros, o Rubro-Negro obteve seis vitórias, houve um empate e o Grêmio venceu três vezes. O último confronto aconteceu no primeiro turno do Brasileirão, na terceira rodada, na Arena do Grêmio, onde os cariocas saíram vitoriosos por 2 a 0, com dois gols do meia Giorgian De Arrascaeta.