Devido ao aumento do fluxo de veículos e pessoas durante o São João no Parque Anauá de 2025, o Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) intensificará a segurança nas vias com ações de fiscalização e suporte à mobilidade, assegurando um ambiente mais seguro para os participantes da tradicional festa junina promovida pelo Governo de Roraima. O evento acontecerá de terça-feira, 22, até domingo, 27 de julho, no Parque Anauá.
Durante o evento, um efetivo de 22 agentes de fiscalização de trânsito estará disponível por turno, atuando das 16h até o encerramento diário das festividades, assegurando a segurança e serenidade nos dias de celebrações.
O Detran-RR também contará com sete viaturas operacionais no local, sendo uma destinada ao atendimento de ocorrências externas nas proximidades do evento, incluindo alcoolemia, acidentes de trânsito, situações emergenciais, entre outras.
O diretor de Segurança de Trânsito, Gueres Mesquita, anunciou que alguns retornos em pontos estratégicos ao longo da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes serão interditados. “Essa ação visa organizar e controlar o tráfego de veículos, ciclistas e pedestres nas vias próximas ao arraial”, afirmou.
Confira os retornos que serão fechados:
Na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, será fechado o retorno entre a interseção com as ruas Domingos Braga e Major Manoel Correia, nas proximidades do Parque Anauá.
Além disso, será interditado o retorno localizado na faixa de pedestre próximo ao cruzamento com a rua General Penha Brasil, assim como o retorno na entrada da Cipa (Companhia Independente de Proteção Ambiental) da Polícia Militar, na interseção com a rua Valério Magalhães, e ainda outro na confluência com a rua Domingos Braga.
O diretor explicou que a manutenção ou readequação dos bloqueios estará sujeita à fluidez do trânsito nas áreas adjacentes. “Se se mostrar inviável ou prejudicial à circulação, um novo plano de bloqueios e desvios será estabelecido e implementado”, ressaltou Mesquita.
O evento terá o apoio da Smtran (Superintendência Municipal de Trânsito), que disponibilizará quatro viaturas e 12 agentes de trânsito para fortalecer a segurança viária da área, controlando o fluxo de veículos e pessoas na região externa do Parque Anauá.
SEGURANÇA INTEGRADA
Nos seis dias do evento, a população poderá contar com uma equipe de segurança atuando de maneira integrada com mais de 10 instituições em ações conjuntas, visando a proteção eficaz e a antecipação de possíveis incidentes, além de respostas rápidas para melhor atender os mais de 75 mil visitantes esperados diariamente no Arraial da Família Roraimense.
Dentre as forças de segurança envolvidas, a PMRR contará com um efetivo de 120 agentes por noite, enquanto o Corpo de Bombeiros alocará 12 militares exclusivamente para o arraial.
O plano de segurança integrado também envolve a participação de órgãos federais e municipais para garantir uma cobertura completa na segurança da população.