O curta-metragem de suspense e ficção científica Entre as Nuvens terá sua primeira exibição pública marcada para este sábado, 14, às 20h, no Teatro Municipal de Boa Vista, na sala Teatro Escola (entrada gratuita). Dirigido por Alex Pizano e com produção da Biosphere Records Audiovisual, o filme conta com apoio da Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Gravado em dezembro de 2024, na Comunidade Indígena de Campo Alegre, zona rural de Boa Vista, o filme contou em sua equipe com pessoas tanto da capital quanto da própria comunidade, sendo todos do elenco de apoio e principal, além de funções técnicas.
“Com grande alegria e a sensação de dever cumprido, finalizamos mais uma obra do gênero de ficção roraimense, que vem agregar ao nosso cenário audiovisual local. Este novo projeto artístico cinematográfico só foi possível graças aos recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG). Espero que o público roraimense aprecie esta nova obra, realizada com empenho e amor pelo cinema”, disse Alex Pizano.

A obra — A sinopse oficial do filme apresenta Davi e Marcus, dois amigos que, durante uma brincadeira de bola em um campinho no meio do lavrado, observam, entre as nuvens, algo pairando sobre eles. Curiosos e sem saber do que se trata, ambos se aproximam cada vez mais de uma revelação perigosa que remonta às histórias mais antigas de sua família.
Pizano se inspira em filmes como “Contatos Imediatos do Terceiro Grau” (1978) de Steven Spielberg e “Não! Não Olhe!” (2022) de Jordan Peele. Embora a trama tenha foco nesses gêneros clássicos de suspense e ficção científica, sua narrativa também abordará aspectos geográficos e culturais referentes às comunidades indígenas de Roraima, especialmente aquelas que vivem mais próximas da capital Boa Vista.

Visionário, o diretor já antecipa a participação de “Entre as Nuvens” em festivais de cinema, tanto no Brasil quanto internacionalmente, uma vez que já possui em seu currículo obras premiadas e reconhecidas, como “Cavalgada dos Justos” (2018), “Palasito” (2021), “Ventos de Verão” (2022), entre outras.
“A cada projeto de cinema finalizado, logo após a estreia oficial em Boa Vista, consideramos as possibilidades de novas janelas de exibição. E sempre precisamos acreditar no potencial e na riqueza da nossa obra. Esse é o maior impulso. O que vier a partir disso será sempre o resultado de um trabalho feito com paixão”, afirmou o cineasta.
Confira o TRAILER
SOBRE O DIRETOR
Alex Pizano é um diretor de cinema e roteirista roraimense. Atua na direção de filmes desde 2007, quando lançou o média-metragem Dívida Sangrenta. Em seguida, veio o longa-metragem Remanescente das Sombras (2009), após isso o curta O Estranho (2011), que recebeu em SP o Prêmio do Júri de Melhor Curta, no Festival de Cinema Tela Digital da TV Brasil em 2011. Seguiram-se as obras Último Lamento (2012) e Cavalgada dos Justos (2018).
Em 2021, lançou o curta Palasito, que participou e foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais. Em 2022, lançou o curta-metragem Ventos do Verão, que recebeu o prêmio de “Melhor Fotografia” no 6º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, em SC 2023, e o prêmio de “Melhor Curta Internacional” no Stockholm Short Film.
SOBRE A BIOSPHERE RECORDS AUDIOVISUAL
Fundada em Roraima no início dos anos 90, a produtora Biosphere Records Audiovisual tem uma trajetória que se entrelaça à história do próprio cinema roraimense, tendo contribuído de forma significativa para o desenvolvimento profissional da sétima arte no estado, atuando na pré-produção, produção e pós-produção de dezenas de obras audiovisuais cinematográficas, de gêneros variados.
Avant-Première de Entre as Nuvens
Data: 14/06/2025
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal de Boa Vista – Sala Teatro Escola
Entrada: Gratuita
Informações: @nuvens.filme
Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR