Os aficionados pelo movimento quadrilheiro têm um encontro agendado para este domingo, 6, no CAF (Centro Amazônico de Fronteiras) da Universidade Federal de Roraima, a partir das 18h. Será o lançamento oficial do São João no Parque Anauá – o arraial da família roraimense – que ocorrerá entre 22 e 27 de julho. Este evento é uma tradição em Roraima e trará novidades que encantarão o público, promovendo a cultura e aquecendo a economia, com geração de empregos diretos e indiretos.
Conforme o secretário de Cultura, Alex Ferreira, estarão competindo 28 quadrilhas nas categorias Especial, Acesso e Emergente, disputando uma premiação recorde, que teve um aumento de 60%, passando de 100 mil para 159 mil, tanto para as quadrilhas campeãs quanto para as majestades juninas.
“As novidades incluem o aumento do repasse para as quadrilhas juninas na categoria adulto e para as quadrilhas mirins, além da criação da categoria ‘quadrilhas mirins iniciantes’, onde duas quadrilhas se apresentarão pela primeira vez e já receberão recompensas”, explicou o secretário.
MAJESTADES JUNINAS
Entre as inovações de 2025, haverá shows de atrações nacionais e artistas locais durante todas as noites. A Secult também realizou um estudo técnico e, este ano, a escolha das majestades será feita de forma antecipada e em um momento especial. O evento será o lançamento oficial do Arraial, proporcionando a visibilidade que esse momento merece. A competição ocorrerá nas categorias: Casal de Noivos, Rainha Caipira, Rei Matuto e Rainha da Diversidade.
“Nosso intuito é dar a visibilidade merecida a essa escolha das majestades, permitindo um primeiro dia de apresentações mais leve. Retirando a escolha das majestades da programação das quadrilhas, evitaremos que os quadrilheiros fiquem cansados”, acrescentou.
ARENA JUNINA
No ano de 2025, a Secult realizará uma reorganização do espaço para melhor aproveitamento da estrutura. O “Palco Arena Junina” receberá uma atenção especial, com caracterização e decoração diferenciadas para surpreender o público. Será um espaço coberto, amplo e arejado, com capacidade para pelo menos quatro mil pessoas sentadas e confortavelmente acomodadas.
“Inserimos uma dose de carinho especial na Arena Junina deste ano, proporcionando a estrutura que os quadrilheiros merecem. Dialogamos com o movimento e, considerando que Roraima é uma vitrine no universo quadrilheiro, criaremos um ambiente ideal para eles”, destacou o secretário.
Com várias mudanças planejadas para valorizar ainda mais a festa, o secretário informou que os preparativos estão a todo vapor.
“Aproveito a ocasião para convidar todos que estão em Roraima e desejam conhecer o maior São João do Norte do país. Venham festejar conosco. Garanto que todos conhecerão uma das festas mais lindas de Roraima”, concluiu.