A PGE-RR (Procuradoria-Geral do Estado de Roraima) esteve em reunião com a equipe da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) nesta segunda-feira, dia 24, para tratar de alinhamentos estratégicos e avaliar possíveis formas de atuação conjunta em iniciativas voltadas à ciência, tecnologia e inovação.
No encontro, destacou-se a importância de articular o parecer jurídico da Procuradoria com as necessidades e a missão institucional da Faperr, sobretudo diante dos projetos estruturantes conduzidos pela fundação estadual de fomento à pesquisa em Roraima.
O procurador‑geral do Estado, Tyrone Mourão, afirmou que a reunião reforça o compromisso da Procuradoria com a modernização da gestão pública. Segundo ele, o diálogo foi produtivo e a integração entre as equipes amplia a capacidade do Estado de implementar políticas públicas mais eficientes e sintonizadas com as novas demandas tecnológicas.
“As discussões foram frutíferas para alinhar o entendimento jurídico aos projetos e à missão da Faperr. Espero que, em breve, possamos concretizar algum projeto conjunto entre a Procuradoria e a Faperr”, destacou.
O presidente da Faperr, Pedro Cerino, ressaltou que o diálogo com a Procuradoria‑Geral do Estado é essencial para assegurar segurança jurídica e eficiência na execução dos projetos de inovação.
“Esse alinhamento com a PGE é fundamental para que a Faperr avance com responsabilidade e transparência em todos os processos. Ciência e inovação exigem agilidade, mas também conformidade legal. Ter a Procuradoria ao nosso lado nos dá segurança para estruturar projetos mais robustos e transformar conhecimento em desenvolvimento para Roraima”, afirmou Cerino.
Tyrone acrescentou que, em conjunto com a equipe interna da Procuradoria, serão avaliadas as oportunidades na área de tecnologia e inovação e os possíveis enquadramentos para participação em projetos relevantes ao desenvolvimento do Estado.
“A partir das análises internas das oportunidades, será desenvolvido um trabalho com foco em segurança jurídica, viabilidade regulatória e no fortalecimento de iniciativas que promovam inovação e desenvolvimento em Roraima”, concluiu.




