A Guarda Civil Municipal (GCM) reforçou, neste fim de semana, a fiscalização durante o Festival Mormaço Cultural para coibir a atuação de “flanelinhas” e a cobrança irregular por vagas em áreas públicas próximas ao Parque do Rio Branco. Na ação, foram apreendidos 20 cones, cinco cavaletes, 15 barras de ferro e cerca de 500 metros de fita de isolamento, usados para demarcar vagas de maneira ilegal.
Segundo o coordenador de policiamento e vigilância da GCM, inspetor Weyderlon Alves, a operação contou com 150 agentes e integra a estratégia chamada “Saturação”, iniciada em agosto e agora mantida de forma permanente. A medida é aplicada principalmente em eventos de grande porte, devido à recorrência e ilegalidade da prática dos “flanelinhas” na capital.
15 barras de ferro e aproximadamente 500 metros de fita de isolamento
“A intenção é garantir a segurança dos munícipes, dentro e fora dos grandes eventos. Quando flagrados, os indivíduos recebem orientação para encerrar a prática e, se houver resistência, são conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos”, disse Vidal.
Durante a fiscalização, as equipes foram divididas em dois grupos: um atuou na área interna do parque e o outro nas imediações. Quatro viaturas deram apoio à ação, sendo duas destinadas ao recolhimento do material usado pelos “flanelinhas”.

Ação recebe aprovação do público!
A iniciativa tem sido bem avaliada pela população. A publicitária Ana Paula do Rosário, 44, que esteve na última noite do festival, destacou a sensação de proteção.
“Vim com meu filho para aproveitar o evento e fiquei feliz por não ser abordada por ‘flanelinhas’. Estacionei com tranquilidade e senti um ambiente mais seguro. É importante ter essa sensação de proteção. A prefeitura merece crédito pela iniciativa”, afirmou.