A Nvidia pretende revelar um novo chip “capaz de surpreender o mundo” em março, segundo o próprio CEO. Em entrevista ao site The Korea Economic Daily, Jensen Huang afirmou que sua apresentação na GTC (GPU Technology Conference) trará algumas surpresas empolgantes.
“Um chip que surpreenderá o mundo será revelado na GTC no próximo mês”, explicou Huang ao ser questionado sobre os planos da Nvidia. A declaração veio em uma entrevista improvisada ao veículo, na qual o CEO autorizou o repórter a perguntar “o que quiser”. Considerando o prestígio de Huang na indústria, trata-se de uma oportunidade raríssima.
smart_display
Vídeos em destaque
Huang não deu muitas pistas sobre a identidade do chip, mas há fortes especulações. Como se trata de um produto inédito, é possível que a Nvidia apresente alguma variante da família Rubin, talvez uma versão aprimorada da poderosa Rubin CPX lançada em setembro do ano passado, que oferece 30 petaFLOPs de desempenho.
Se a Nvidia quiser causar um impacto ainda maior, não se pode descartar um teaser da futura geração de aceleradores Feynman, embora isso pareça menos provável. Essa nova família pode chegar com transistores de apenas 1,6 nm e há rumores sobre algum tipo de colaboração com a Intel.
“Não estamos em uma bolha”, diz Huang
Seja com Rubin, Feynman ou outra novidade, a Nvidia chega forte à GTC e Huang busca minimizar críticas em torno da inteligência artificial. O CEO afirma que não vivemos uma bolha econômica impulsionada pela IA, mas sim o começo do “maior projeto de infraestrutura da humanidade”.
- Huang comentou também a nova relação da empresa com a fabricante de memórias SK Hynix e a “estreita colaboração” entre as companhias;
- Especialistas sugerem que as memórias HBM4 de 6ª geração da SK Hynix poderão resolver o gargalo computacional da próxima geração da Nvidia;
- O executivo destacou que a empresa seguirá investindo massivamente em toda a infraestrutura de IA;
- Um exemplo dessa estratégia foi a aquisição de tecnologias essenciais da Grok no ano passado;
- Questionado sobre aportes em empresas como Anthropic e OpenAI, Huang evitou responder diretamente;
- Em outras ocasiões, Huang já afirmou que ataques contra sistemas de IA atrapalham o progresso no setor.
Pelas declarações de Huang, a Nvidia prepara um anúncio de grande peso que deve movimentar a indústria de IA. A revelação está marcada para ocorrer entre 16 e 19 de março, na Califórnia. Vale lembrar que a GTC é um evento voltado a desenvolvedores e aplicações profissionais, portanto não é esperado foco em novidades da linha GeForce RTX.
Testamos recentemente a GeForce RTX 5060 de 8 GB e ela se sai bem para rodar jogos em Full HD, embora o custo já comece a apertar. Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.




